Futebol é o espelho do Brasil

Crônica sobre uma seleção
Honestamente em minha visão a seleção Brasileira foi um grande sucesso. Digo isso pois na minha opinião uma seleção deve espelhar literalmente o espírito do pais. A personalidade da Nação inteira. Na forma como vejo, o desempenho da seleção brasileira foi impecável, pois eles mostraram ao mundo exatamente a nossa Nação.
Exemplificando:
Nossa seleção apresentava os melhores talentos individuais inquestionáveis da copa, mas que não se falavam, não se comunicavam, não operavam em conjunto, apenas pensavam em seus interesses pessoais exclusivos.
Nosso país apresenta recursos naturais insuperáveis e inquestionáveis, mas nossos cidadãos não se falam, não se comunicam, não se ajudam e não operam em time.
Era sabido em nossa seleção a presença de jogadores velhos, jogadores sem ritmo de jogo, com forma de jogar ultrapassada. Mas que apesar disso continuavam no time. Pior ... ninguém falava nada contra eles.
É sabido em nosso país políticos velhos, egoístas, com ideologias velhas e atrasadas e que nunca funcionaram em lugar nenhum do mundo... e eles continuam no poder.... Pior... ninguém fala nada deles...
Em nossa seleção era visível a falta de coragem, garra, a falta de vontade de vencer, a falta de alguém que assumisse: "dá aqui que eu vou lá e faço!" Todos jogavam como se soubessem que iriam ganhar. Todos tinham a impressão que eram melhores do que realmente eram.
No Brasil, é impressionante como os brasileiros se julgam melhores do que realmente são. Acham que fazem o melhor, acham que são os mais espertos... e acham que os outros são otários. (quem já viu Brasileiros em viagens internacionais sabe bem do que estou falando).
A seleção se mostrava apática, desmotivada, sem coração... E não é exatamente assim que o Brasil está hoje?
Na seleção não se via dedicação, trabalho serio, disciplina, gana de vencer. Se via festa, folia e falta de determinação. Exemplo clássico nossa chegada no estádio, com uma bela batucada dentro do ônibus.
No Brasil, não se vê as pessoas realmente ... eu digo realmente querendo trabalhar, produzir, executar, desenvolver. Quem pensa assim é chamado de otário, trouxa. Nosso pais não venera o trabalho serio. Nosso país se acha melhor do que é.
Alem da apatia na nossa seleção e no nosso pais, pode-se traçar outro paralelo interessante.
A seleção tinha os melhores jogadores, mas não tinha um LÍDER. Não tinha alguém coordenando e orientando os esforços.
Dessa maneira, ela gerava enorme energia e poucos resultados efetivos.
Nosso país é exatamente assim. Não temos um Líder... não temos alguém que coordene, que oriente, que tenha uma visão de conjunto uma visão de pais ... O Lula e o Parreira são idênticos em liderança. O Time dá 1X0 e o Parreira diz: "é goleada".
O Brasil tem a segunda menor taxa de crescimento do mundo inteiro, só perdendo pro Haiti e o Lula diz :"Não vamos perder o bonde do crescimento!".
Patético.
Faltou alguém dentro do time gritando... faltou vontade de ver sangue... faltou vontade de melhorar. Tudo isso vemos no nosso Pais Hoje também.
Faltou alguém dizer: "Chega! Vai pra casa Roberto Carlos! Vai pra Casa Cafu! Vai pra casa Ronaldo!"
Faltou alguém dizer: "Vai pra casa Sarney! Nunca mais... Vai Pra casa ACM!! Nunca mais... Vai pra Casa LULA!! NUNCA MAIS!... Vai Pra CASA Olívio !! Nunca mais..! "
Ninguém disse isso na copa..Ninguém disse isso no Brasil... E eles seguem.... Seguem no time, com as mesmas desculpas...
Seguem no poder com as mesmas desculpas...
Ninguém fala nada... Assim como no jogo ontem que nenhum jogador brasileiro gritava com os companheiros.. Aqui no Brasil ninguém grita com os outros cidadãos...: "Chega!!! Não agüento mais...vamos mudar essa idiota política!! Vamos mudar esse país!"
Nada...Só silencio, apatia... Reeleição da mesma corja, do mesmo time, do mesmo técnico.
Não poderíamos ter uma seleção que representasse melhor o nosso pais do que essa!
Um espelho perfeito de nossa Sociedade nos dias atuais! Como é perfeito o futebol, nunca tinha reparado tanto isso.
Em tempo, alguns jogadores vibraram... Alguns jogadores buscaram e lutaram. Alguns poucos. Estes foram tão sobrecarregados, tão penalizados que quase se mataram em campo ( Ex: Lucio, Zé Roberto, Juan, Dida), mas não foram suficientes para vencer amaioria ociosa e desinteressada do resto do time o mesmo ocorre em nosso país alguns poucos lutam, se esforçam e batalham desesperadamente... Mas não conseguem respirar pelos altos impostos, pelas travas burocráticas do país pelo marasmo em que está atirado em berço esplendido essa nação. Tentar produzir no Brasil é um esforço hercúleo. É um desespero. Gerar um emprego nesse pais é um peso sobre humano. Então no Brasil é assim... Um ou dois se matam para compensar 10-12 que não estão nem aí!
A maior parte do time parecia dizer : "Eu não tô nem aí!!!" Quantos Brasileiros dizem isso todos os dias: "tão roubando mas eu não Tô nem aí!" ou "Ta sujo mas eu não to nem aí!" ou " a coisa não anda mas eu não to nem aí!"
Fazer uma jogada articulada na seleção com 4 jogadores apenas interessados era impossível. A zaga trabalhou como nunca vi em toda minha vida pois somente eles trabalhavam...
Por fim...não poderíamos ter um espelho melhor do que esta seleção para nosso país. Foi um Sucesso!
Parabéns ao selecionado por mostrar ao mundo uma sucinta e breve visão do Brasil!
Alexandre Wolwa